top of page

COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Coordenadora: Profa. Margareth Minatelli

A professora Margareth Minatelli trabalhou com os alunos dos três anos do Ensino Médio nos turnos da manhã e da tarde sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

A abordagem se deu primeiramente através de vídeos da Fiocruz que mostram todo o processo reprodutivo do inseto. Depois buscou-se entender a origem do vírus da Dengue, Zika e Chikungunya e também a origem do inseto e como ele se espalhou pelo mundo. Foram abordadas ainda as diferenças entre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, quais os sintomas de cada uma, quais as possíveis complicações e como os vírus agem no copro humano.

Após essas abordagens teóricas, a professora buscou conscientizar os alunos com relação as formas de prevenção que se baseiam em evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Os alunos, então, criaram mosquitéricas que servem como armadilhas para os mosquitos e funcionam da seguinte forma: as fêmeas do mosquito são atraídas pelas mosquitéricas, por ser ambiente aparentemente propício devido a água parada na armadilha, e acabam depositando seus ovos ali e quando estes eclodem, as larvas ficam presas e se desenvolvem dentro da armadilha sem conseguir sair, diminuindo a incidência do mosquito no local.

Além de funcionar como armadilha, as mosquitéricas também permitem aos alunos observar o desenvolvimento do mosquito e fazer um levantamento da contagem dos mosquitos que nasceram.

Para construção das mosquitéricas, cada grupo de alunos utilizou:

* Uma garrafa Pet de 2 litros;

* Tesoura;

* Lixa de madeira nº 180;

* Fita adesiva;

* Tecido tule fino;

* Arroz cozido.

 

Saiba mais sobre a mosquitérica em: http://www.faperj.br/downloads/mosquiterica.pdf

Abaixo as fotos do Projeto de Combate ao Aedes Aegypti

  

WhatsApp Image 2019-07-13 at 9.53_edited

COMBATE AO AEDES AEGYPTI

bottom of page